Seja muito bem vindo ao nosso espaço de novidades. Aqui colocamos tudo o que a GIGA tem de mais novo para te oferecer.
Matéria Especial
Guia definitivo do Evento Online
Os eventos online se fortaleceram muito nos últimos dois anos, esse formato de evento trouxe a solução para os problemas que tivemos em virtude da pandemia.
Atualmente produzir um evento online deixou de ser inovação, se tornou uma ferramenta indispensável para quem quer personalização, velocidade, segurança, aliado a um custo mais baixo que um evento totalmente presencial. Mas para colocar um evento online de qualidade no ar, é preciso estar muito bem preparado.
Atrair e reter a atenção das pessoas em um evento on-line é mais dificil do que no presencial. É preciso contar com técnicas e recursos usados na televisão, principalmente nos programas de auditório, para que a sua audiência se encante com o que será transmitido e não queira pegar o celular para se distrair nos primeiros momentos do evento.
Por isso, hoje, vamos te dar um passo a passo de como organizar e produzir eventos online de qualidade.
O que é um evento online?
A princípio pode parecer que um evento online é a mesma coisa que um evento presencial, com apenas uma diferença, ele será transmitido em uma plataforma digital, como Youtube, Vimeo, Facebook, etc. Mas não é assim, em um evento totalmente online a única coisa que interessa é o que a câmera irá captar, não existe uma preocupação em deixar o ambiente completamente decorado e bem apresentado. As prioridades são outras, a forma de montar a estrutura do evento é outra, a equipe do evento é outra, os equipamentos são outros… Enfim, as diferenças são bem grandes.
As principais vantagens de um evento online
A primeira vantagem: o alcance, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, com acesso à internet pode assistir o seu evento. Outra grande vantagem desse formato de evento é que os palestrantes não precisam necessariamente estar no local da transmissão para participar do evento. É possível até mesmo criar um cenário virtual em um simples quarto de hotel
Segunda vantagem: você consegue minimizar muitos custos de forma expressiva. Aluguel do espaço, contratação, mesas, cadeiras, impressões e plotagens, dentre outras coisas. Se o seu evento for algo bem simples, com a iluminação certa, uma boa conexão com a internet, uma DSLR, um bom microfone e um bom notebook já resolverão o seu problema
Terceira vantagem: uma grande vantagem do evento online é a praticidade, mudar a iluminação, o cenário, mobiliário, nesse tipo de evento é algo bem simples em comparação com os presenciais. Sem contar que não temos problemas com deslocamentos, alimentação e hospedagens de muitas pessoas, tudo fica bem mais fácil de ser organizado
Como planejar um evento online
Organização é a palavra mágica para que tudo aconteça sem imprevistos. As primeiras coisas que precisam ser definidas é o tema do evento, data e horário e quem serão os âncoras que transmitirão todo o conteúdo.
A próxima etapa é criar um roteiro detalhado de toda programação, é muito importante que nesse roteiro seja feito na ordem cronológica dos acontecimentos. Separe o evento em momentos, quem será o responsável por cada momento e quanto tempo cada um tem para transmitir as informações.
Com o roteiro finalizado e aprovado por todos os envolvidos chegou a hora de pensar em como esse evento será realizado.
Caso você não tenha muito conhecimento, é importante contratar uma empresa do ramo para te ajudar a colocar esse evento no ar. Outra opção é contratar um Diretor Geral com experiência na área de eventos online. Com o roteiro na mão o Diretor vai conseguir definir a equipe e os equipamentos que serão necessários para que o evento aconteça. Ele será o responsável por reger essa grande orquestra
Caso precise de ajuda nessa etapa do processo, fale com um especialista Giga clicando aqui. Abaixo vamos listar quais são os principais profissionais que não podem ficar de fora na produção do seu evento online.
Diretor Geral
Produtor
Roteirista
Dir Fotografia
Iluminador
Cinegrafista
Sonoplasta
Dir Imagens
Téc Streaming
Contra-regra
Agora, se você está organizando um evento menor, temos ótimas dicas para você. Disponibilizamos dois vídeos que irão te ajudar muito. O primeiro vai te mostrar como montar um estúdio simples, mas muito poderoso, seguindo as orientações você alcançará resultados impressionantes.
No segundo vídeo você vai aprender a como dominar a técnica de Chromakey. Esse é um recurso muito poderoso, pois você pode transformar um pequeno cômodo em uma mega estrutura para o seu evento com um custo super baixo. Aqui o mais importante é a criatividade, use e abuse dela.
Eventos ao vivo
Os dois formatos têm muitas vantagens. O ao vivo pode ter a interação com o público, e isso é muito legal. O público interfere de forma ativa nos eventos, tirando dúvidas ou comentando sobre o conteúdo. Isso deixa o seu evento mais dinâmico e atrativo para o público que está assistindo. A interação com o público de certa forma prende mais a atenção, e os participantes se sentem parte ativa da programação e não apenas simples participantes. Como nada é perfeito, esse formato exige muito mais experiência de toda equipe, pois não permite falhas.
Eventos Gravados
Já no evento gravado você tem o total controle do conteúdo, pois os palestrantes podem gravar várias vezes até que o material fique perfeito. Existem também mais recursos de edição que podem deixar o evento muito atrativo, cheio de animações e elementos que captam a atenção e reforçam a mensagem.Pode-se fazer o evento gravado com cara de ao vivo, chamamos isso de “falso ao vivo” feito da forma certa, quem está assistindo nem imagina que o evento é gravado. E ainda existe a possibilidade de interação por chat, que reforça a sensação de um evento ao vivo.
REALIDADE AUMENTADA X REALIDADE VIRTUAL
Hoje em dia passamos muito tempo olhando para telas. Através delas, nos informamos, comunicamos, entretemos e muito mais. A realidade virtual e a realidade aumentada são duas tecnologias que estão mudando a forma de como podemos nos comunicar, criando novidades, emoções e experiencias ao cliente.
A realidade virtual, usa os óculos com telas e fones integrados nos fazendo mergulhar num ambiente virtual, eles incluem óculos com telas e fones integrados, nos fazendo mergulhas num ambiente virtual, funciona através de uma tecnologia chamada Head Tracking, que permite olhar para os lados seguindo os movimentos da sua cabeça.
A realidade aumentada por sua vez, ela pega imagens digitais e as reproduz no mundo real. Isto é feito com o uso de óculos ou telefones inteligentes, ou seja, com a realidade virtual você pode explorar um mundo cheio de novidades, já com a realidade aumentada, você pode ver essas novidades se movendo no mundo ao seu lado através da tela de seu celular.
Essas suas tecnologias estão crescendo em grande velocidade, e estão sendo implementadas de diferentes formas. Médicos, por exemplo, estão utilizando a realidade virtual para treinar cirurgias antes de operar. Empresários a usam, para mostrar aos seus clientes guias visitas virtuais e produtos.
Existe inclusive aplicativos onde é possível usar a câmera de seu celular para escanear um objeto de qualquer forma e mostrar uma animação em realidade aumentada. A realidade virtual e a realidade aumentada, tem o potencial de mudar significativamente quase todas as indústrias.
Não deixe de ficar dentro destas tecnologias, aproveite elas para melhorara comunicação de sua empresa, e inovar. Para saber mais possibilidades, entre em contato conosco através dos nossos consultores.
O QUE ACHA DE USAR ESSAS TECNOLIGIAS PARA ENCANTAR E FIDELIZAR SEUS CLIENTES?
Preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas. Assim você terá todo o suporte para colocar essa tecnologia em prática. E tornar os seus projetos inesquecíveis para seus clientes.